14 maiores tendências em estratégias digitais para 2023
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Confira as tendências de Marketing Digital/Estratégias Digitais para saber como alguma delas pode lhe ser útil?
Na era da internet, as inovações ocorrem de maneira rápida e contínua. Todos os dias, surgem novas tecnologias, plataformas, aplicativos e programas para atender ao usuário. Por isso, as empresas que investem em ações de Marketing Digital devem se adaptar aos hábitos e costumes de seus consumidores, ficando de olho nas tendências.
Neste artigo, vou te apresentar as 14 principais tendências de Marketing Digital para 2023. E quem sabe você não inicia o ano aplicando-as no seu negócio?
Para facilitar a compreensão, dividi as tendências em duas partes: as já consolidadas, que não são necessariamente novidade mas que seguem ganhando espaço e as novas tendências, que “estão chegando”. Confira!
TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL CONSOLIDADAS
1. Marketing de conteúdo
Se você acompanha o cenário de Marketing Digital há algum tempo, certamente está familiarizado com o termo marketing de conteúdo. Apesar de frequentar o topo das listas de estratégias mais utilizadas desde 2013, a tendência é que continue como maior fonte de tráfego da web.
Para se ter uma ideia, mais de 70% das empresas no Brasil já utilizam essa estratégia em suas ações de marketing. O mix de conteúdo também pode ser um grande diferencial. Artigos, e-books, infográficos, vídeos, apresentações de slides, dentre outros são alguns dos formatos que mais agradam os consumidores na web.
Podemos dizer que a postagem de conteúdo em blogs continua sendo uma das principais e mais eficientes “iscas” para atrair o público-alvo, aumentando em 2 vezes a média mensal de visitas. É por meio do blog que a empresa mostra a sua autoridade em determinado tema e esclarece maiores detalhes sobre os seus serviços.
Como o marketing de conteúdo continua demonstrando o seu valor, por meio das pesquisas sobre publicidade online, ele já entrou em 2022 com todo o vigor. Um dos formatos que geram um volume ainda maior de engajamento são os posts nas redes sociais em formato de video.
2. Mobile marketing
Atualmente, é impensável elaborar uma estratégia sem considerar a otimização para dispositivos móveis. No Brasil, 79% de todo o tráfego é originado de tablets, notebooks e, principalmente, smartphones. A previsão é de que, em 2023, esses números se tornem ainda mais impressionantes. Portanto, é indispensável considerar o mobile marketing na execução das ações do seu negócio.
Sites sem design responsivo certamente perderão clientes e, se você investe em anúncios online, é essencial começar a utilizá-los também em plataformas voltadas aos dispositivos móveis.
A tendência que observamos crescer e que manterá esse ritmo no próximo ano é o uso de aplicativos. O Brasil está na segunda posição mundial da lista de países que usam mais aplicativos por mês. Fica claro que empresas que investirem nos aplicativos fomentarão as suas estratégias de Marketing Digital.
3. Vídeo marketing
A utilização de vídeos em estratégias de Marketing Digital é mais uma tendência forte para 2023. A inclusão de conteúdo audiovisual em landing pages aumenta as taxas de conversão em até 80%, enquanto no e-mail marketing pode ampliar em até 300% as taxas de cliques.
Páginas institucionais em plataformas como You Tube, Facebook, Instagram e Vimeo também podem ser uma boa pedida. Desenvolva sua estratégia levando em consideração os canais que se adequam à sua audiência. O mais importante é saber que os vídeos são altamente engajadores e podem ajudar a encantar o seu consumidor.
4. Automação
A automação de processos é um dos fatores que mais contribuem para a produtividade e rentabilidade dos negócios. No Marketing Digital não é diferente. Ferramentas de monitoramento, envio de e-mail marketing e CRM continuam se apresentando como poderosas aliadas dos empreendedores digitais para 2023.
Porém, a pesquisa Martech 2018 revelou que 69,9% das empresas entrevistadas já têm uma ferramenta de automação. Com isso, conseguiram gerar mais leads do que aquelas que utilizam um software específico. Isso sem falar da elevada taxa de conversão de visitantes em leads (1,1%, contra 0,7% das empresas que não usam uma ferramenta de automação).
5. Pesquisa por voz
A praticidade de uma pesquisa por voz é indiscutível. Com algumas palavras que revelam um desejo, o usuário encontra com facilidade qualquer tipo de informação. Em 2018, 40% das pessoas que participaram de uma pesquisa chamada Mobile Voice Usage Trends disseram usar a pesquisa por voz.
Você pode ter certeza de que essa tendência aumentará em 2023. O desafio para as empresas é produzir conteúdos de qualidade e com uma linguagem simples e natural — que é exatamente o tipo de vocabulário utilizado pelo público adepto da busca por voz. Além disso, identificar o perfil dos clientes e elaborar temas que os interessem atrairá elevadas taxas de conversão.
6. WhatsApp marketing
Muito mais do que trocas de mensagens instantâneas, o WhatsApp é uma ferramenta que auxilia o Marketing Digital das empresas. Não é novidade que o aplicativo tem bilhões de usuários ativos. Em vista disso, muitos empreendedores já utilizam e veem resultados positivos do WhatsApp nas suas campanhas de publicidade online, por meio do WhatsApp Business.
Podemos prever que, em 2023, as organizações desfrutarão ainda mais desse aplicativo. Existem vários aplicativos como o Suiteshare, que permite a automação dos serviços de atendimento ao cliente, integrando a ferramenta com outros aplicativos de comunicação. Dessa forma, o suporte é oferecido em tempo real.
7. IGTV
O IGTV é a nova plataforma de vídeos do Instagram (nascido em junho de 2018) e já mostrou que veio para revolucionar a produção audiovisual das redes sociais. Se trata de uma ferramenta focada em produtores de conteúdo que não conseguiam publicar vídeos maiores (devido a especificações técnicas) no Instagram.
Agora, é possível postar vídeos de 60 minutos na vertical com resolução 4K. A inserção de CTAs, links e o popular “arraste para cima” também poderá ser feita nos conteúdos para aumentar a interação dos usuários com a marca.
O IGTV virá com muito mais força entre as tendências de Marketing Digital em 2023. Basta conferir o número de usuários que o Instagram registrou em 2022: nada menos do que 1.2 bilhão.
8. Relacionamento via bots
O crescimento do mercado de bots é impressionante. Até 2025, a perspectiva de aumento anual é de 24%, inserindo 1,23 bilhão de dólares nesse setor. De uns anos para cá, os bots começaram a fazer parte de redes sociais importantes (como o Facebook) e dos portais de muitas empresas.
Em algumas situações, os “robozinhos” (como também são chamados os bots) são tão eficientes no atendimento ao cliente quanto um consultor humano. Sua capacidade envolve fazer orçamentos e vender produtos ou serviços.
Contudo, uma das principais vantagens é a integração da automação com a personalização do relacionamento com o público-alvo. Um exemplo dessa possibilidade é encontrada na ferramenta Manychat, que é uma aplicação virtual baseada na tecnologia bot.
A empresa programa perguntas e respostas para as interações com os clientes. Com base na coleta de dados durante as conversas, a estratégia de Marketing Digital é direcionada de modo a fazer os leads avançarem pelo funil de vendas.
Essas funcionalidades são bem semelhantes às de plataformas de automação como o RD Station ou Lead Lovers.
9. Produção de Podcasts
O Podcast não é bem uma grande novidade, mas se mostrou como uma tendência de crescimento muito grande em 2021 e certamente continuará expandindo em 2023.
Trata-se de uma atividade que é semelhante a um programa de rádio, pode ter um formato de entrevista e de um debate ou aula sobre determinado tema. Os podcasts têm sido um canal importante para consumo de conteúdo dentro de nossas rotinas corridas.
10. Marketing de Indicação
Tenho certeza que a maioria das pessoas que está lendo aqui já indicou ou foi indicado para alguma coisa. A maioria das empresas já vendeu por indicação, mesmo que não saiba.
Indicar é um ato natural do ser humano.
O Referral Marketing está no centro das estratégias de marketing das empresas que mais admiramos. Uber, Dropbox, Airbnb, Tesla.
Se você já recebeu uma indicação, está caindo de maduro para fazer o seu programa de indicação.
Fuja dos prêmios que são desconto. Descontos não geram valor.
Dê algo exclusivo, um upgrade, um canal de atendimento facilitado, quem sabe um vinho ou uma assinatura de Netflix.
Organize os canais, formas e momentos chave que você irá lembrar os seus clientes de indicar.
NOVAS TENDÊNCIAS NO MARKETING DIGITAL
11. AMP
O uso de dispositivos eletrônicos tende a crescer e o número de pessoas conectadas também. Por exemplo, segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 116 milhões de pessoas usam a internet.
Dentro desse número, 94,6% usam o celular para se conectarem ao mundo virtual. As empresas que primam por páginas responsivas e se preocupam com a experiência do usuário tendem a alcançar boas posições nas páginas de buscas.
Com o objetivo de tornar a navegação em smartphones ou tablets mais segura e rápida, foi desenvolvida pelo Google uma tecnologia chamada Accelerated Mobile Pages (AMP) — em português, páginas aceleradas para dispositivos móveis.
Algumas instituições como o Washington Post usam o AMP, principalmente, nas postagens de artigos e notícias. Outras a utilizam para vídeos e GIFs. Em resumo, é uma estratégia de Marketing Digital que acompanhará o comportamento “móvel” do ser humano.
12. Imagens em evidência no Google
As imagens estão ganhando cada vez mais relevância nos resultados do Google. Você já deve ter notado que ao fazer uma busca no Google, em alguns casos, as imagens aparecem em prioridade entre os resultados?
Isso acontece por um fator que Google passou a levar em conta e que é fundamental no marketing, as imagens tem um grande poder de atrair nossa atenção mais rapidamente.
Então, otimizar as imagens com SEO image melhora o posicionamento do seu conteúdo e provavelmente trará ótimos resultados.
É fundamental também estar presente em canais focados em imagens, como Pinterest e Instagram.
13. LGPD vem aí (no Brasil)
Derivada da GDPR (General Data Protection Regulation), que entrou em vigor para todos os países da União Europeia em maio de 2018, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi sancionada em 2018 e veio para ficar no Brasil em 2020.
Apesar de ter ocorrido em 2020, 2022 e 2023 serão os anos de adaptação para a grande maioria dos profissionais, pois do ponto de vista tecnológico há uma série de novas preocupações que podem colocar em risco as suas estratégias de digital.
14. Big Data
A coleta de dados é um dos grandes diferenciais quando se trata de prever e analisar o posicionamento de mercado. Os dados mais utilizados são aqueles relacionados aos consumidores, que dão à empresa a oportunidade de personalizar, segmentar, priorizar e se adaptar às mudanças de consumo.
Isso torna o relacionamento entre a empresa e o cliente uma via de mão dupla, na qual as reações dos consumidores são registradas em tempo real. Então a instituição as analisa, correspondendo com incrível empatia e rapidez.
De acordo com um relatório da International Data Corporation (IDC), o investimento na coleta de dados deve crescer em torno de 50% no próximo ano, gerando uma receita de 187 bilhões de dólares para esse setor. Fica bem óbvio o quanto essa tecnologia traz bons resultados para as empresas atentas às tendências de Marketing Digital. A grande tendência é o DATA DRIVEN MARKETING – Marketing focado na leitura dos informações coletadas. Uma empresa Data Driven é aquela que coleta dados gerados a partir de fontes confiáveis e verdadeiras. Analisa-os e os transforma em conhecimento para a tomada de decisão. Ou seja, é a empresa que combina dados internos e externos com a experiência humana para tomada de decisões mais assertiva.
Já sabe em quais dessas estratégias você vai focar para começar 2023 com tudo no digital?
Nós da BSALES podemos te ajudar!