Empresas precisam acelerar vendas para se manter no mercado
Toda empresa precisa entender o ciclo de vendas do seu produto ou serviço para se manter no mercado, mas é essencial que esse ciclo seja cada vez mais curto e eficiente, uma verdadeira máquina de vendas. Isso significa remodelar totalmente a forma como se faz o processo de vendas, que hoje necessita ser estruturado com a união entre comercial e marketing.
A empresária Renata Elmor, fundadora da Bsales, empresa especializada em aceleração de vendas, aponta alguns erros que os empresários insistem em repetir. “As empresas ainda trabalham as vendas como se fazia nos anos 80, ou seja, com custos altos, vendedores nas ruas e leads frios, com ligações para um eventual cliente sem que tenha interesse pelo produto ou serviço”, alerta.
Pandemia demanda trabalho conjunto entre marketing e comercial
Porém, em pleno século XXI e pandemia, não é mais possível ficar dependente da proatividade do vendedor para atrair clientes. Além disso, marketing e vendas não se conversam e nem entram em acordo para unir estratégias. “Em geral, a área comercial faz uma coisa, o marketing faz outra completamente diferente, o que só diminui a produtividade da empresa no que se refere a vendas”, assinala.
“O que não muda não evolui. O que vai sobreviver é aquele que vai se aperfeiçoar com o tempo, justamente o processo que é implementado pela Bsales”
Renata Elmor, CEO Bsales.
Se ambas as áreas trabalharem juntas, os resultados são potencializados e a efetividade das vendas é notada nas primeiras ações. O que acontece muitas vezes é que o comercial não entende como opera o marketing nem este quer saber dos desafios enfrentados pelos vendedores frente a frente com o cliente. “Nesses novos tempos, não dá mais para ficar preso ao passado e a práticas ineficientes. É preciso digitalizar e modernizar as operações. No mundo de hoje, em que o comportamento do consumidor agora é online, não tem mais espaço para quem está fora do digital. Estamos numa corrida para a sobrevivência das empresas e a Bsales é o ponto-chave para isso acontecer”.
Máquina de Vendas Bsales
Para entender como é estar no mercado digital de vendas, é preciso saber como opera a Máquina de Vendas Bsales. A aceleradora de vendas entrega leads quentes diariamente para o departamento comercial, ou seja, clientes interessados no produto ou serviço.
Para se chegar a isso, existe um processo de marketing digital estruturado para atrair clientes potenciais em uma jornada de compra, que deve ser cada vez mais ágil e curta, com o objetivo de gerar ao cliente receitas previsíveis.
Treinamento da equipe comercial
Além disso, também é necessário que o vendedor seja treinado para essa nova realidade de atuação, que demanda novos conhecimentos sobre como o cliente é impactado e chega até a empresa. Sua função continua sendo essencial, que é fechar vendas, mas agora auxiliado por uma ferramenta que acelera seus resultados. Estamos na era da reconfiguração do mercado e do e-vendedor.
A Bsales também entende que é sua função dar esse treinamento e acompanhar o departamento comercial durante toda a jornada da Máquina de Vendas até que se torne habitual lidar com essa modalidade de fazer vendas. “Nós assessoramos os vendedores no tratamento dos leads e na condução das conversas mais assertivas, nas metas e KPIs do setor”, descreve Renata.
O diferencial da Bsales é justamente o acompanhamento do comercial e o comprometimento em entregarmos leads quentes. “Em 10 dias úteis colocamos a Máquina de Vendas em funcionamento para o cliente e ele já começa a receber leads no primeiro mês de parceria”.
Reinvenção: palavra de ordem para os negócios
Todas as soluções da Bsales visam oferecer caminhos para criar um ambiente em que as empresas sejam antifrágeis. Não significa que a companhia seja inquebrantável nem totalmente imune ao caos que vivemos, mas que tenha uma atitude de se reordenar e emergir mais resistente.
Assim, vão se destacar no mercado – e sobreviver – empresas que adotam modelos mistos de vendas, integram marketing e comercial, e são mais abertas às adaptações e flexibilidade. “O que não muda não evolui. O que vai sobreviver é aquele que vai se aperfeiçoar com o tempo, justamente o processo que é implementado pela Bsales”, conclui.