Prospecção ativa: 7 dicas pra captar clientes e aumentar seu faturamento

Os 7 segredos da prospecção ativa de clientes

1. Passe 4 horas por dia prospectando

Você não leu errado. Estamos falando realmente de você fazer uma prospecção ativa por 4 horas ao dia.

Para que você tenha um número suficiente de leads qualificados, você precisa gastar uma quantidade significativa de tempo prospectando.

Para a maioria dos vendedores, o pouco tempo que eles passam prospectando é o principal motivo porque não vendem.

Portanto, se você é um vendedor e está se perguntando onde vai encontrar 4 horas por dia para conseguir prospectar novos clientes, aqui está a resposta para a sua pergunta: aprendendo como fazer prospecção ativa!

  • Primeiro:
    Pare de perder tempo com os prospects não qualificados que você nunca vai conseguir converter em vendas.
    Saber como organizar seu tempo é muito importante durante a prospecção de clientes ativa.
    Você sabe quem são essas pessoas: são aqueles clientes que você tem conversado por semanas, meses ou anos e não conseguiu avançar no processo de vendas.
    Outra opção é fazer uma outra chamada de vendas e dizer a eles que essa é a sua última oportunidade de fazer negócios com você.
  • Em segundo lugar:
    Pare de contatar e irritar os leads qualificados.
    Os vendedores não tendem a manter contato com os prospects não qualificados em seu funil de vendas e assediar em excesso seus leads qualificados é a prova de que os vendedores não tem nada para fazer.
  • Em terceiro lugar:
    Corte todo o trabalho que você faz para evitar a prospecção. A maioria dos vendedores é muito bom em evitar o trabalho duro.Por isso, é muito comum vendedores agendarem consultas médicas e outros itens pessoais durante o horário de trabalho para evitar as ligações de prospecção. Não faça isso.
    Automatizar tarefas repetitivas com ajuda de apps é outra boa dica.
  • Finalmente:
    Agende o seu tempo de prospecção ativa e mantenha o cronograma.
    Por exemplo, bloqueie das 8h às 10h e das 14h às 16h para prospecção ativa de clientes e não permita que nada faça com que você mude o seu horário.
    Se você não está fazendo muita prospecção por aí, as 4 horas podem ser um grande problema no início. Por isso, inicie com 2 horas e vá caminhando em direção às 4 horas de prospecção de clientes, a partir daí.

Dedique-se diariamente à prospecção. Isso será essencial para seus resultados.

2. Seja consistente

Um grande problema que vemos com a prospecção ativa é a falta de coerência. Um vendedor faz muita prospecção até que ele tenha compromissos o suficiente para parar de prospectar clientes.

Quando os negócios e compromissos diminuem, eles voltam a fazer mais um monte de prospecção ativa novamente.

Para ser bom e ficar bom em prospecção ativa, e ter um fluxo constante de clientes potenciais, você precisa ser consistente. Independente de você ter toneladas ou abundâncias de negócios, é muito importante que você dedique tempo para prospectar.

Confira mais dicas de como fazer follow-up e prospecção ativa nesta postagem:

3. Escolha atividades de prospecção ativa

Telefonemas, pedidos de referencias, visitas a clientes são exemplos de como fazer prospecção ativa, porque você controla o contato.

Quando se trata de prospectar clientes, você quer estar no controle dos números e a única maneira de fazer isso é através da prospecção ativa.

Embora seja bom ter aspectos de prospecção passiva e ativa, não esqueça de prospectar ativamente diariamente.

4. Faça o melhor em prospecção

Obviamente que você tem que ser cada dia melhor em cada etapa do processo de vendas e na prospecção ativa não deve ser diferente.

Quando você começar a trabalhar melhor a prospecção você pode fazer menos chamadas e trabalhar menos e ao mesmo tempo qualificar melhor seus prospects.

Por isso, nunca deixe de estudar prospecção para conseguir fazer o seu melhor e cada vez conseguir prospectar melhor e de maneira mais eficiente.

5. Faça o que você tem que fazer para conseguir o que você precisa

Você precisa estar comprometido com o número de prospects que você quer conseguir para ser bem sucedido.

A questão aqui é: você precisa estar disposto a fazer milhares de telefonemas, bater em milhares de portas e falar com centenas de pessoas para conseguir atingir os contatos que você quer.

6. Mantenha o controle sobre os números

Se você vai a um evento por 4 horas e fala com 1 ou 2 prospects em média, isso não é um bom uso do seu tempo de prospecção ativa.

Se você pegar o telefone e conseguir 10 prospects qualificados, isso sim seria um bom uso do seu tempo de prospecção. Faça a gestão do seu tempo, afinal ele é precioso e você deve gastá-lo com as atividades certas.

7. A prospecção é um jogo de números

Quanto mais pessoas você contactar, mais prospects você terá. Esse é o segredo de como fazer prospecção ativa.

Se você conversar com pessoas o suficiente durante o dia, você acabará esbarrando em alguém que diz que precisa do que você tem.

Se você quer conseguir um monte de prospects, você precisa falar com um monte de pessoas.

E uma ótima maneira de como prospectar clientes é usando o telefone.

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