Prospecção: o que é, como fazer e gerar receitas previsíveis

A gente ouve muito falar sobre a importância de uma prospecção bem feita para atingir resultados em vendas. Mas, afinal, o que é prospectar? De forma bem resumida e simplista, prospecção significa ir atrás do seu potencial cliente. Em marketing digital, vamos um pouco além e prospecção envolve uma série de estratégias para encontrar eventuais clientes para seu produto ou serviço.

Porém, até o prospect se tornar um cliente real, é preciso desenvolver etapas no que chamamos de funil de compra até que ele esteja maduro para que possamos fazer a abordagem final bem-sucedida.

Mudanças na prospecção de clientes

O objetivo é fechar uma venda, certo? Mas o caminho até lá mudou de uns tempos para cá. Se antes o vendedor chegava na empresa às cegas, sem saber para quem entrar em contato, as chamadas cold calls, agora o cenário mudou.

Com o marketing digital aliado ao setor comercial, a prospecção é ativa, indo ao encontro do potencial cliente. E como se faz isso?

  1. Conheça a fundo suas soluções e o que seus concorrentes oferecem. Isso faz toda diferença, especialmente quando se trata das objeções trazidas pelo cliente. Se você não sabe isso, facilmente seu concorrente ganhará fácil.

2. Liste os seus diferenciais, aquilo que só você tem, mais ninguém.

3. Em seguida, estabeleça o perfil do cliente ideal para sua solução. Chamamos isso de persona em marketing digital e vamos tratar do assunto nos próximos artigos. É configurar qual é o público-alvo da empresa, mas ir além dos dados demográficos tradicionais. É saber as preferências, onde ele se informa, que notícias ele consome, quais são seus medos e suas fraquezas, entre outros dados. Assim, você tem o raio-x perfeito para ir atrás e também para construir argumentos na Máquina de Vendas BSales.

4. Outro passo é criar uma lista com os prospects mais quentes. É aí que a BSales entra com suas soluções. Não é mais possível que sua força de vendas vasculhe clientes que não estejam sensibilizados para seu produto ou serviço. O cliente não quer mais fazer negócios com empresas que empurram suas soluções, mas sim aquelas que entendem a dor do cliente e estão ali estendendo a mão para solucioná-la.

Estenda a mão para o cliente e não pratique “empurroterapia”

Estender a mão é muito diferente de empurrar. É por isso que a Máquina de Vendas BSales funciona, porque na realidade não está forçando o cliente a nada, mas convidando-o para que entre na sua empresa, por meio de estratégias amigáveis de marketing digital, mas nem por isso menos agressivas.
Entregamos conteúdo, soluções e o seu produto ou serviço está ali como uma sugestão para que o cliente tome sua decisão e deixe seu contato para que sua força de vendas faça sua tarefa. Este é o lead quente, cujo cliente está aberto a ouvir suas soluções.

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